Por que as rochas intrusivas tem granulação grossa?
Por Johnath / 2021-12-28
Índice:

Por que as rochas intrusivas tem granulação grossa?
As rochas ígneas intrusivas possuem granulação grossa pois há a formação de cristais grandes e o crescimento dos mesmos a medida que o magma vai esfriando de forma gradativa e esse processo ocorre de forma lenta, sendo o granito um exemplo desse tipo de rocha.
Qual a classificação para rochas intrusivas e extrusivas?
- Há três subclassificações para rochas intrusivas e extrusivas: básica, intermediária e ácidica. Essas classificações referem-se à quantidade de sílica presente na composição das rochas. A sílica é um mineral predominantemente encontrado na areia.
Qual a taxa de resfriagem das rochas intrusivas?
- A taxa de resfriagem das rochas intrusivas permite a formação de cristais visíveis a olho nu, o que lhes dá uma granulagem grossa comparada a rochas extrusivas. Esses grãos visíveis são chamados de texturas faneríticas. O granito é um exemplo de uma rocha ígnea intrusiva.
Por que as rochas são extrusivas?
- As rochas extrusivas resfriam rapidamente porque estão na superfície da Terra. Rochas intrusivas demoram muito mais para esfriar porque a temperatura sob a superfície da Terra é muito maior. As rochas extrusivas geralmente duram muito mais tempo no ambiente destrutivo na superfície da Terra porque se formaram lá.
Por que as rochas são intrusivas?
- Visto que estão no interior da Terra, seu resfriamento é muito lento - levando de milhares a milhões de anos para esfriar suficientemente e solidificar por completo. A taxa de resfriagem das rochas intrusivas permite a formação de cristais visíveis a olho nu, o que lhes dá uma granulagem grossa comparada a rochas extrusivas.
⇐ Artigo anterior
Próximo artigo ⇒