Quem tem língua presa?
Por Coral / 2022-03-11
- Quem tem língua presa?
- O que a língua presa pode causar?
- Quem tem a língua presa beija bem?
- Tem como operar língua presa?
- É possível corrigir língua presa?
- Como resolver língua presa sem cirurgia?
- Será que a língua presa pode deixá-la normal?
- Qual o sintoma da criança com a língua presa?
- Quais são os sinais de língua presa no bebê?
- Como é feita a cirurgia para a língua presa?

Quem tem língua presa?
A "língua presa" está relacionada com alterações do frênulo lingual, que é uma membrana que conecta a língua no assoalho bucal, permitindo a livre movimentação da parte anterior da língua. Quando esse frênulo encontra-se alterado, ele pode causar alterações de fala, dentre outros problemas.
O que a língua presa pode causar?
Os prejuízos que a língua presa pode trazer para a vida da criança são desastrosos. Dificuldade para sugar o leite materno e dicção ruim são algumas das consequências que esse problema pode causar.
Quem tem a língua presa beija bem?
Geralmente, o beijo e a prática o sexo oral gera queixa de dor, de pequenos cortes no freio ou, até mesmo, do beijo não ser tão bom pela limitação na exteriozação da língua quando necessário. Já em relação à limpeza da língua, podemos encontrar casos de língua suja, distorção de gosto e mau hálito.
Tem como operar língua presa?
A frenectomia (remoção do frênulo lingual) e a frenotomia (pequeno corte e separação do frênulo lingual) são as técnicas mais conhecidas e podem ser realizadas com anestesia local, principalmente em adultos. Esses procedimentos geralmente são feitos em ambulatório e conduzido por um médico ou cirurgião dentista.
É possível corrigir língua presa?
Para corrigir esse problema, existem, basicamente, duas cirurgias simples: a frenotomia e a frenectomia. A primeira diz respeito a um pequeno corte que é realizado no freio, fazendo com que ele libere a língua para que ela possa se movimentar livremente. A segunda é um procedimento para a retirada de todo o freio.
Como resolver língua presa sem cirurgia?
Em alguns casos, a intervenção cirúrgica não se faz necessária. Logo, a língua presa tem cura somente com tratamento fonoaudiológico. Esse método consiste em trabalhar as estruturas orofaciais, ou seja, língua, boca e bochecha. Desse modo, é possível facilitar a mobilidade e a postura desses órgãos.
Será que a língua presa pode deixá-la normal?
- No entanto, membranas que estão ligadas na parte de trás da língua podem deixá-la com uma aparência normal. Segundo a Association of Tongue-Tie Practitioners (USA) aproximadamente um em cada 10 bebês nasce com algum grau de língua presa. Mas apenas metade dessas crianças irá apresentar comprometimento significativo da fala. NÃO PARE AGORA...
Qual o sintoma da criança com a língua presa?
- Muitos bebês com a língua presa não apresentam qualquer sintoma. Isso porque a pele abaixo da língua se desenvolve conforme a criança cresce ou então ela se adapta à restrição. Contudo, algumas crianças com língua presa podem apresentar: Problemas pessoais ou sociais relacionados com o movimento restrito da língua, tais como bullying.
Quais são os sinais de língua presa no bebê?
- Os sinais mais comuns que podem ajudar a identificar a língua presa no bebê e que são mais facilmente observados quando o bebê está chorando são: O bebê não consegue ganhar peso ou cresce mais devagar que o esperado.
Como é feita a cirurgia para a língua presa?
- A cirurgia para língua presa é rápida e o desconforto é mínimo, uma vez que existem poucas terminações nervosas ou vasos sanguíneos no freio da língua, sendo que depois da cirurgia, é possível alimentar o bebê normalmente. Saiba mais como é feita a cirurgia para tratar língua presa e quando é indicada.