O que são as plaquetas e qual a sua função?
Por Henriette / 2022-07-03
Índice:

O que são as plaquetas e qual a sua função?
As plaquetas são fundamentais para o processo de formação do tampão plaquetário durante a resposta normal à lesão vascular. Na ausência de plaquetas, podem ocorrer vários vazamentos espontâneos de sangue em pequenos vasos, o que pode comprometer o estado de saúde da pessoa.
O que são as plaquetas?
As plaquetas, também conhecidas como trombócitos, são células do sangue produzidas pela medula óssea e que são responsáveis pelo processo de coagulação sanguínea, havendo maior produção de plaquetas quando há sangramentos, por exemplo, impedindo a perda de sangue excessiva.
Qual o papel das plaquetas no organismo?
- As plaquetas desempenham papel essencial no processo de formação do tampão plaquetário, sendo fundamental para evitar grandes sangramentos, sendo, por isso, importante que a quantidade de plaquetas circulante no organismo esteja dentro dos valores normais de referência.
Quais são as plaquetas no sangue?
- São constituídas na sua maioria por proteínas e em menor medida por lipídios, são muito pequenas e não duram mais de 7 a 10 dias na sua corrente sanguínea. As plaquetas são os elementos mais abundantes no sangue depois dos eritrócitos, aproximadamente entre 150.0.000 por microlitro.
Como ocorre a ausência de plaquetas?
- As plaquetas são fundamentais para o processo de formação do tampão plaquetário durante a resposta normal à lesão vascular. Na ausência de plaquetas, podem ocorrer vários vazamentos espontâneos de sangue em pequenos vasos, o que pode comprometer o estado de saúde da pessoa.
Quais são as causas do aumento de plaquetas?
- Conheça outras causas do aumento de plaquetas. A trombocitopenia é caracterizada pela diminuição da quantidade de plaquetas que pode ser devido a doenças auto-imunes, doenças infecciosas, deficiência nutricional de ferro, ácido fólico ou vitamina B12 e problemas relacionados a problemas no baço, por exemplo.
⇐ Artigo anterior
Próximo artigo ⇒