Qual foi o castigo determinado pelo Rei Édipo para o culpado da crise que assola Tebas?
Por Erena / 2022-07-08
- Qual foi o castigo determinado pelo Rei Édipo para o culpado da crise que assola Tebas?
- Qual é a resposta do oráculo de Apolo quando Édipo indaga a identidade de seus pais biológicos?
- Qual foi o principal erro de Édipo?
- O que levou Édipo a ser castigado?
- O que é que simboliza a pestilência o vidente Tirésias a esfinge?
- Quem amaldiçoou Laio?

Qual foi o castigo determinado pelo Rei Édipo para o culpado da crise que assola Tebas?
Já adulto, Édipo decide abandonar Corinto e ir à Tebas consultar o oráculo que o revela sobre sua maldição: matar seu pai e casar com sua mãe.
Qual é a resposta do oráculo de Apolo quando Édipo indaga a identidade de seus pais biológicos?
Consultado novamente o oráculo de Apolo , a resposta é de que a peste não cessaria enquanto permanecesse na cidade de Tebas o assassino de Laio. As buscas ordenadas por Édipo são infrutíferas. Consulta-se, então, o adivinho Tirésias que acaba revelando a verdade: Édipo, sem saber, matara seu pai e casara com sua mãe.
Qual foi o principal erro de Édipo?
Édipo não interioriza culpa. Mas sofre o castigo de seu erro porque sabe que tem de “limpar e expurgar” a comunidade de Tebas. Além disto, nosso herói, coitado, vive à mercê de seu destino: que ele próprio desconhece!
O que levou Édipo a ser castigado?
E fez as duas coisas sem saber que Laio era seu pai e que Jocasta era sua mãe. Após essa descoberta, Édipo fica desolado. Fura os próprios olhos e, cego, passa a perambular sem destino pelo mundo, como seu castigo.
O que é que simboliza a pestilência o vidente Tirésias a esfinge?
Na Grécia, pestilências súbitas eram sempre vistas como castigo divino. ... Era Tirésias, o maior vidente da Grécia. Por ordem dos deuses, ele vinha revelar a Édipo a terrível verdade. O homem que o jovem herói havia matado no desfiladeiro era Laio — que, além de ser o legítimo rei de Tebas, era o verdadeiro pai de Édipo.
Quem amaldiçoou Laio?
Este rapto, somado ao desrespeito à hospitalidade, levaram o rei Pélops a amaldiçoar publicamente Laio, especialmente que ele morresse sem deixar descendentes. A essa maldição juntou-se a ira da deusa Hera, que era a deusa dos amores legítimos.