O que é a auto medicação?
Por Hilda / 2021-12-24
- O que é a auto medicação?
- Porque o brasileiro se automedica?
- O que a OMS diz sobre automedicação?
- O que a automedicação pode revelar sobre os brasileiros?
- Por que a população se automedica?
- Quais são os principais riscos da automedicação?
- Quais são os perigos da automedicação?
- Por que a automedicação é prejudicial à saúde?

O que é a auto medicação?
É o ato de tomar remédios por conta própria, sem orientação médica. A automedicação, muitas vezes vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas pode trazer conseqüências mais graves do que se imagina.
Porque o brasileiro se automedica?
O principal motivo alegado foi a sensação de que “o medicamento fez mal” ou “a doença já estava controlada”. Para 17%, o motivo que justificou a atitude foi o custo do medicamento (“ele é muito caro”).
O que a OMS diz sobre automedicação?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS, 1998) a automedicação é a seleção e o uso de medicamentos por pessoas para tratar doenças autodiagnosticadas ou sintomas e deve ser entendida como um dos elementos do autocuidado.
O que a automedicação pode revelar sobre os brasileiros?
Prática pode mascarar doenças graves Para 56% dos entrevistados, o uso de uma opção não medicamentosa segura para o alívio da dor seria a solução ideal, pois eles acreditam que o uso de medicamentos tem um efeito nocivo à saúde, impactando na qualidade de vida no futuro.
Por que a população se automedica?
- De uma forma geral, 77% da população se automedica. Os dados são de pesquisa Datafolha, encomendada pelo CFF (Conselho Federal de Farmácia), que subsidiará uma campanha nacional de conscientização sobre o uso racional de medicamentos que começa nesta segunda (29).
Quais são os principais riscos da automedicação?
- Consequências: quais os principais riscos da automedicação? O que é automedicação? A automedicação se caracteriza pela prática de tomar remédios, sem a avaliação prévia de um profissional de saúde. Nessas situações, a pessoa tende a medicar-se por conta própria ou por indicação de amigos, familiares e conhecidos.
Quais são os perigos da automedicação?
- Isso porque os perigos da automedicação vão além do agravamento da doença, já que o uso inadequado de medicamentos pode causar até mesmo a morte. É bastante comum ter em casa um estoque de comprimidos e pílulas para amenizar as dores mais diversas.
Por que a automedicação é prejudicial à saúde?
- Reconheço que a automedicação é prejudicial à saúde. Identifico os diferentes tipos de medicamentos mais utilizados na automedicação. Conheço a ação dos diferentes tipos de medicamentos e identifico seus pontos positivos, porém reconheço a automedicação como sendo prejudicial. Compreendo como agem os medicamentos no organismo.