Porque as pessoas passaram a usar moedas de metal?
Por Letta / 2022-03-14
Índice:

Porque as pessoas passaram a usar moedas de metal?
"Foi natural a substituição de outros materiais pelos metais, porque eles têm maior durabilidade", afirma o professor Renato. O valor dependia da abundância ou da escassez de certo metal em cada região. Quando o ouro era mais abundante, a prata era mais valorizada e vice e versa.
Porque as moedas de ouro são importantes para a sociedade hoje?
Resposta: Seu uso é variado e sua beleza rara. Mas mais importante do que isso é o seu principal uso nos dias de hoje como seguro contra a insanidade dos bancos centrais. Nesse caso, o ouro cumpre sua função com maestria: preservar o poder de compra dos indivíduos.
Quando começou a fabricação de moedas de metal?
- À medida que a fabricação de moedas de ouro e prata passou a exigir mais jazidas ao longo dos séculos, o processo passou a ser encarado com dificuldade. Foi então que o papel moeda surgiu como alternativa para as transações comerciais e as moedas de metal passaram ter utilização secundária.
Como diminuir o valor da moeda?
- Devido ao valor da moeda residir originalmente no próprio material com que era feita, muitos soberanos foram levados a diminuir o conteúdo em material precioso (geralmente, ligas de prata) ou baixar o peso da peça.
Como funcionam as moedas douradas?
- Lembro que, quando era menino, guardava meus trocados em uma gaveta especial, as moedas douradas de libras formavam uma pilha precisa. (Embora a pilha nunca ficasse tão grande que prejudicasse a estrutura).
Por que o dinheiro ainda não existia?
- No passado, quando o dinheiro ainda não existia, o processo de aquisição de bens e/ou serviços se dava de maneira bem distinta: por meio da troca de mercadorias e/ou serviços. E ainda nos dias atuais há sociedades, nações, regiões, em que o método de troca continua existindo, porém em pequena escala.
⇐ Artigo anterior
Próximo artigo ⇒