É ruim ter ciúmes?
Por Gigi / 2022-01-22

É ruim ter ciúmes?
O ciúme geralmente é visto como um aspecto negativo em qualquer tipo de relacionamento. Seja o ciúme em uma relação amorosa, seja no convívio entre amigos ou mesmo entre pais e filhos, esse sentimento costuma aparecer sempre em algum momento da vida, mas, às vezes, ele não é ruim.
Por que existe o ciúme?
O ciúme é um sentimento comum nas mais diversas relações, mas quando há algo que foge ao controle isso sim é motivo de atenção. As causas podem ser variadas: uma autoimagem debilitada, abandonos anteriores, sensação de posse do parceiro, entre outros.
O que é um ciúme saudável?
O ciúme saudável é a forma mais comum do sentimento e é completamente natural. "Ele está presente na relação sem atrapalhar a convivência de nenhum dos envolvidos. Quem tem ciúmes de maneira saudável é porque ama e quer cuidar do companheiro", afirma o psicólogo e escritor Alexandre Bez.
É bom ter ciúmes?
“Um pouco de ciúme é bom em uma relação, pois é uma forma de demonstrar que você ama a pessoa, mas ciúmes exagerado não rola.” “Bom, o ciúme normal que vem de brinde em todo o ser humano, sim! Pois isso significa que a pessoa gosta e cuida de quem gosta.
Por que ter ciúmes é perigoso?
- A Bíblia diz que ter ciúmes é perigoso, porque leva a cometer outros pecados. O ciúme provoca uma ira violenta, que precisa ser controlada para evitar muitos danos. mas, com a ajuda de Jesus, podemos dominar esse sentimento.
Por que sentimos ciúmes?
- O sentimento costuma trazer insegurança e a sensação de paranoia, causada pela possibilidade de uma traição ou o término de um vínculo importante. Por que sentimos ciúmes? Todos nós já sentimos ciúmes em algum momento de nossas vidas.
Por que a ansiedade pode aumentar nossos ciúmes?
- De acordo com a terapeuta, a ansiedade pode aumentar nossos níveis de ciúmes, pois sofremos com possibilidades e fatos incertos. "O indivíduo ansioso cria histórias em sua cabeça, e acredita nelas.
Qual o gatilho para o ciúmes?
- Adriana de Araújo explica que fatores externos podem ser um gatilho para o ciúmes. "Quando uma terceira pessoa começa a receber mais atenção do que a participante da relação, podemos ficar desconfiados e cogitar a possibilidade de uma traição", explica a psicóloga.