Porque o reino protista é importante ecologicamente?
Por Carin / 2022-02-13
Índice:

Porque o reino protista é importante ecologicamente?
Os protistas apresentam grande importância ambiental. Organismos como as algas são fundamentais, pois além de contribuírem para a fotossíntese e, consequentemente, liberação de oxigênio na atmosfera, elas constituem a base da cadeia alimentar aquática.
Como se classificam as algas como seres vivos?
- Atualmente, biólogos da área de sistemática e evolução dos seres vivos incluem as algas como pertencentes ao reino Protoctista, e não ao reino Vegetal, como tradicionalmente se conhece devido à sua aparência com as plantas. A explicação para se classificar as algas como Protoctista e não como Vegetal está no fato da:
Como se classificar as algas como vegetais?
- A explicação para se classificar as algas como Protoctista e não como Vegetal está no fato da: a) ausência de organelas celulares. b) presença de clorofila como pigmento fotossintetizante. c) presença de células com parede celulósica. d) ausência de tecidos e órgãos bem diferenciados. e) ausência de envoltório nuclear em suas células.
Será que as plantas pertencem a um único reino?
- Uma coisa é importante ter em mente, enquanto as plantas pertencem a um único Reino, o Plantae, o termo “alga” engloba distintos grupos taxonômicos, como por exemplo, os Reinos Stramenopila (algas marrons e diatomáceas), Rodophyta (algas vermelhas) e Chlorophyta (algas verdes) (Nybakken & Bertness, 2005).
Quais são as macroalgas das plantas?
- Dentre essas diversas formas, é comum escutarmos os termos microalgas, quando são algas microscópicas, e macroalgas, quando são visíveis a olho nu. E são, comumente, as macroalgas que são confundidas com plantas. Uma das principais características que diferenciam as macroalgas das plantas é a sua estrutura.