Porque as cobras perderam as patas Darwin?
Por Corette / 2022-05-21

Porque as cobras perderam as patas Darwin?
Embora os répteis tenham pernas, as cobras não as tem. Entretanto, segundo as leis de Lamarck, elas em alguma época as tiveram, porém as perderam. Então ao que tudo indica, de acordo com Lamarck uma das causas da mudança evolutiva era a capacidade de reagir a condições especiais do meio ambiente.
O que faz a cobra rastejar?
O animal se locomove por ciclos de contrações musculares em lados opostos da coluna vertebral. Curvando seu corpo em formato de “S”. Essas curvas seguem a direção da cabeça para a cauda. A serpente ondula o corpo alternadamente para um lado e para o outro, deslocando-se para frente em sentido horizontal.
Como as cobras foram criadas?
As cobras, por exemplo, já tiveram patas. "Os ancestrais das serpentes eram lagartos. ... As primeiras cobras, segundo Hsiang, teriam surgido nas florestas do antigo supercontinente conhecido como Laurásia (que envolvia a América do Norte, a Europa e a norte da Ásia), há cerca de 128 milhões de anos, no Cretáceo Inferior.
Porque as cobras não tem pés?
A ausência dessa sequência de 17 pares de bases, as unidades químicas que compõem o DNA, em um trecho do genoma das cobras, fez esses répteis perderem progressivamente suas patas (Cell, 20 de outubro). ... No caso das cobras modernas, que não têm patas, o trecho de 17 pares de base está ausente.
Qual o movimento da cobra?
Cobras podem se deslocar por movimento sinuoso lateral, saltar entre árvores e nadar por movimento ondulatório. Agora, os cientistas registraram uma maneira totalmente nova de locomoção: as cobras formando uma espécie de laço para escalar tubos instalados na vertical.