Por que é necessário o licenciamento ambiental?
Por Edi / 2022-04-29
- Por que é necessário o licenciamento ambiental?
- O que acontece se a empresa não tiver licença ambiental?
- Quais são as licenças ambientais que interferem diretamente nas operações das indústrias?
- O que é a licença ambiental de uma empresa?
- Quem dá o licenciamento ambiental?
- Como saber se a empresa precisa de licença ambiental?
- Quais são os tipos de licenças ambientais que podem ser fornecida no processo de licenciamento ambiental?
- Quais as atividades abaixo são sujeitas ao processo de licenciamento ambiental?
- Qual a ação que a empresa toma diante das questões ambientais?
- Por que contratar uma empresa ambientalmente responsável?
- Por que investir na questão ambiental?
- Qual a importância da gestão ambiental?

Por que é necessário o licenciamento ambiental?
O licenciamento ambiental é importante e necessário por ser um instrumento que prevê condições para o estabelecimento de empreendimentos e atividades, de forma a tentar eliminar, quando possível, ou minimizar danos ao meio ambiente e, ao mesmo tempo, garantir o desenvolvimento social e econômico do país.
O que acontece se a empresa não tiver licença ambiental?
MULTA E PRISÃO Em uma fiscalização, se a empresa está sem licença ambiental ou com documento vencido, se houver também a constatação de risco ou comprovação de contaminação pela não destinação correta dos resíduos gerados pela empresa, ela é penalizada com multas e seus responsáveis podem ser presos.
Quais são as licenças ambientais que interferem diretamente nas operações das indústrias?
Entre as principais características avaliadas no processo podemos ressaltar: o potencial de geração de líquidos poluentes (despejos e efluentes), resíduos sólidos, emissões atmosféricas, ruídos e o potencial de riscos de explosões e de incêndios.
O que é a licença ambiental de uma empresa?
Licenciamento ambiental é uma exigência legal que as empresas que possuem atividades que usam recursos naturais ou que possuem risco de prejudicar o meio ambiente estão sujeitas. Sem ele, a empresa fica proibida de atuar em determinada área ou realizar certa atividade.
Quem dá o licenciamento ambiental?
Quem realiza o Licenciamento ambiental? Conforme a Resolução CONAMA nº, entre outras normas, a competência para licenciar é dos órgãos integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA, responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental.
Como saber se a empresa precisa de licença ambiental?
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), os negócios passíveis de licenciamento ambiental são aqueles inseridos nas seguintes categorias:
- Agricultura, florestas, caça e pesca;
- Mineração;
- Indústrias;
- Transporte;
- Serviços;
- Obras civis;
- Empreendimentos turísticos, urbanísticos e de lazer;
- Biotecnologia.
Quais são os tipos de licenças ambientais que podem ser fornecida no processo de licenciamento ambiental?
No Brasil, existem três tipos de licenças ambientais, são elas: licença prévia, a licença de instalação e a licença de operação.
Quais as atividades abaixo são sujeitas ao processo de licenciamento ambiental?
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), os negócios passíveis de licenciamento ambiental são aqueles inseridos nas seguintes categorias:
- Agricultura, florestas, caça e pesca;
- Mineração;
- Indústrias;
- Transporte;
- Serviços;
- Obras civis;
- Empreendimentos turísticos, urbanísticos e de lazer;
- Biotecnologia.
Qual a ação que a empresa toma diante das questões ambientais?
- Consiste nas ações que a empresa toma diante das questões ambientais e que devem envolver a todos que participam direta ou indiretamente do processo produtivo.
Por que contratar uma empresa ambientalmente responsável?
- Isso porque não basta apenas anunciar que seus processos e produtos não causam danos ambientais, é preciso provar. E o mais importante nesse processo: o cliente passa a confiar muito mais na empresa. Atuar de maneira ambientalmente responsável é ainda hoje um diferencial entre as empresas, destacando-as nesse competitivo mercado.
Por que investir na questão ambiental?
- Muitas empresas que antes viam o investimento na questão ambiental como medidas que aumentavam o custo da produção, descobriram que essa gestão reduz custos e pode tornar a empresa mais eficiente, pois com um bom programa a empresa economiza água, energia e matéria-prima.
Qual a importância da gestão ambiental?
- A gestão ambiental é tida hoje como uma exigência e diferencial de mercado, e embora seja algo relativamente recente, algumas empresas passaram a aplicar e criar ações baseadas nesse novo elemento estratégico de gestão, tratando também do seu ambiente interno como forma de promover suas idéias e atuações social e ambientalmente responsáveis.