Quem são as formigas Dinoponera e qual sua importância para o meio ambiente?
Por Jobie / 2021-11-05
Índice:

Quem são as formigas Dinoponera e qual sua importância para o meio ambiente?
A dispersão de sementes, feitas pelas formigas, que caem das plantas no solo, processo chamado de mirmecocoria, leva as plantas a se estenderem pela natureza, o que é essencial para algumas espécies de plantas, impedindo o crescimento de outras ao seu redor, afastando uma das outras.
Quais são as características da formiga?
ANATOMICAMENTE, AS FORMIGAS APRESENTAM TRÊS PARES DE PERNAS, UM PAR DE OLHOS COMPOSTOS, UM PAR DE ANTENAS E UM PAR DE MANDÍBULAS. O PAR DE MANDÍBULAS COMPÕE O SEU APARELHO BUCAL MASTIGADOR, ESSENCIAL PARA O SEUS HÁBITOS DE VIDA. QUANTO À ALIMENTAÇÃO, PODE-SE DIZER QUE VARIA CONFORME A ESPÉCIE.
Quais são as quantidades de formigas?
- Sabe-se, antes de mais nada, que eles tiram sua força da quantidade: estima-se que as formigas sejam 10 000 trilhões em todo o mundo (elas só não vivem nos pólos, ao que se sabe). Edward Wilson acrescenta que elas são mais numerosas que o conjunto dos vertebrados terrestres, isto é, todos os mamíferos, aves, répteis e anfíbios juntos.
Qual a importância das formigas em relação ao solo?
- Um ponto importante que merece destaque é a importância das formigas em relação ao solo das regiões tropicais. Nessas, 50% ou mais das espécies formigas estão associadas à serapilheira das florestas tropicais e ambientes associados, onde elas dominam em diversidade, número de indivíduos e biomassa.
Por que as formigas se comunicam?
- As formigas geralmente se comunicam por meio de substâncias química chamadas feromônios. Esse método de comunicação se apresenta mais desenvolvido nas espécies da família Formicidae que em outros grupos de himenópteros.
Como as formigas mantêm suas colônias?
- As formigas mantêm suas colônias em formigueiros, que são construídos na terra, em troncos de árvores ou em tocos velhos. Há no mundo cerca de 18 mil espécies de formigas, sendo que no Brasil existem mais ou menos 2 mil espécies desses insetos. Algumas delas vivem em constante contato com o homem e podem trazer diversos prejuízos.
⇐ Artigo anterior
Próximo artigo ⇒